top of page

        Santo Ângelo faz parte dos chamados Sete Povos das Missões e suas origens remontam ao período espanhol, sendo parte dos povoados criados nos séculos XVII e XVIII por padres jesuítas espanhóis nos atuais territórios do Brasil, Argentina e Paraguai.
       

       A redução de Santo Ângelo Custódio (ou Sant'Angel Custódio) foi fundada em 1706 pelo padre belga Diogo de Haze, da Companhia de Jesus. Acredita-se que primeiramente a redução foi instalada nas proximidades da forqueta dos rios Ijuí e Ijuizinho. Em 1707, teria sido transferida para o atual centro histórico da cidade.

     

      A redução de Santo Ângelo Custódio foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões, o protetor de todos os povos missioneiros, portanto era chamada também de Sant'Angel de la Guardia, como consta em alguns documentos espanhóis da época. Obteve grande desenvolvimento econômico e cultural, beirando os 8 mil habitantes no seu apogeu.
 

         Destruída a partir de 1756 com a chamada Guerra Guaranítica, a região ficou abandonada por quase cem anos. Por volta de 1830 começaram a ser distribuídas sesmarias para paulistas, iniciando-se assim um repovoamento da região. Emancipada de Cruz Alta em 22 de março de 1873, Santo Ângelo possuía um vasto território, ultrapassando os 10 mil km² de área.
 

       No final do século XIX grandes levas de imigrantes chegaram à Santo Ângelo. Alemães, italianos, poloneses, russos, holandeses, letos, entre outros grupos vindos da Europa. Foi ponto de partida da Coluna Prestes, movimento que atravessou o país lutando por melhores condições sociais.
     

      Durante o século XX, especialmente no período entre os anos de 1930 a 1979, a cidade apresentou enorme desenvolvimento econômico e industrial, vindo a possuir mais de 90 mil habitantes. Nos anos 80, diversas emancipações ocorreram, retalhando o território de Santo Ângelo e reduzindo-o a menos de 10% do território original. Além das emancipações uma quebra geral nas indústrias locais provocou uma grande emigração.
 

          No final da década de 1990 a cidade começa um processo de 'ressurreição'. A população que chegou a 90.000 habitantes voltou a aumentar, devido a reabertura de indústrias e à atração de novos investimentos.
A cidade é terra natal da apresentadora de televisão, Miss Santo Angelo, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil 1999 além de Miss Universitária Universo 2000 Renata Fan.

Geografia

 

        Santo Ângelo situa-se na encosta ocidental do Planalto Médio Rio-Grandense, na Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense, zona fisiográfica das Missões. Está localizada na bacia do rio Ijuí e, na interseção das coordenadas, 28°17'56" de latitude Sul e 54°15’46” de longitude Oeste, do meridiano de Greenwich. Está distante 459 km da capital gaúcha, Porto Alegre.
      

       Limita-se ao Norte, com Giruá; ao Sul, com Entre-Ijuís e Vitória das Missões; a Leste e Nordeste, Catuípe; a Oeste, com Guarani das Missões; e a Noroeste, com Sete de Setembro.
O principal curso d'água urbano é o Arroio Itaquarinchim.

Demografia

 

         Crescimento Populacional de Santo Ângelo:


 Ano     Habitantes
1927      57.253
1970      80.754
1980      93.667
1991      76.592
2000      76.745
2001      77.306
2002*     77.705

 

 Ano      Habitantes
2004*      79.086
2005*      79.603
2006*      80.117
2007*      73.800
2008*      75.627
2010       76.304
(*) Estimativa

 

        O município de Santo Ângelo é o quarto mais populoso do Noroeste Rio-Grandense e o 27º mais populoso do Rio Grande do Sul. Segundo o IBGE, em julho de 2006, a população estimada de Santo Ângelo era de 80.117 habitantes. Em 2007, porém, a estimativa da população era de 73.800 habitantes. Em 2010, voltou a registrar aumento, com 76.304 habitantes, conforme dados do censo do IBGE.
 

      O censo realizado em 2000 apontou uma população de 76.745 habitantes, sendo 64.900 residentes na zona urbana e 11.845 na zona rural. Naquele ano, 39.718 habitantes eram mulheres e 37.027 eram homens.

Administração

 

         Câmara Municipal de Santo Ângelo, órgão legislativo.
       A administração municipal é feita pelo prefeito com a ajuda dos secretários municipais. Para facilitar a comunicação do poder público com a população, existem os representantes dos núcleos comunitários da cidade e os sub-prefeitos do interior.

Bairros


        A cidade de Santo Ângelo possui cerca de 80 bairros. O principal, com exceção do Centro, é o Bairro Pippi, que juntamente com os bairros adjacentes, possui a maior aglomeração populacional da cidade.

Distritos



        O município está dividido em 14 distritos, além da sede. Os distritos são os seguintes: Buriti, Comandaí, Colônia Municipal, Rincão dos Mendes, Restinga Seca, Lajeado Cerne, Atafona, Ressaca da Buriti, Cristo Rei, Sossego, Rincão dos Roratos, União, Lajeado Micuim e Rincão dos Meotti.
        Relações internacionais: Santo Ângelo possui uma cidade-irmã: Paraná, Argentina, desde 10 de dezembro de 1994.

Cultura

 

        O município possui uma rica cultura, graças à diversidade de etnias que se estabeleceram com a vinda dos imigrantes. As etnias que mais se destacam são de origem alemã, italiana, espanhola e portuguesa.
Movimentos culturais
       Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são os principais locais onde os tradicionalistas gaúchos se reúnem para cultivar e divulgar a cultura gaúcha. As etnias do município também mostram as suas tradições através de apresentações artísticas e

Eventos culturais


      Outro evento importante, reativado em 2005, é o carnaval de rua, considerado um dos maiores do estado. As escolas de samba do município são as seguintes: "Acadêmicos do Improvizo", "Mocidade Independente da São Carlos", "União do Alcebíades", "Unidos da Zona Sul" e "Imperadores do Samba". Além das escolas, são tradicionais também os blocos carnavalescos.
      São tradicionais os desfiles militar e estudantil de 7 de setembro e o desfile tradicionalista de 20 de setembro, que atraem milhares de pessoas para as ruas.
       O Centro de Cultura de Santo Ângelo é um importante espaço cultural do município, sediando a Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE) e o Arquivo Histórico Municipal. Outro local cultural importante é o cinema Cine Cisne, que conta com a maior tela de exibição do estado.
 

Museus



        Pátio do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado.
      

      O principal museu da cidade é o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, localizado no centro histórico. O prédio onde está instalado o museu foi residência o último intendente e primeiro prefeito municipal, Dr. Ulisses Rodrigues.
Há ainda o Museu Marechal Rondon, localizado no 1º Batalhão de Comunicações. Através de seu acervo, o museu relata a história do mais famoso indianista do século XX e, também, Patrono Nacional das Comunicações, Marechal Cândido Rondon.
     

     Existe também o Museu Ferroviário, junto ao Memorial Coluna Prestes, que abriga objetos e fotos da antiga estação ferroviária do município.


Monumentos


Os principais monumentos do município são os seguintes:
Capela do Colégio Teresa Verzéri;
Catedral Angelopolitana;
Memorial Coluna Prestes;
Monumento A Coluna Prestes, primeira obra projetada por Oscar Niemeyer no estado;
Monumento à Sepé Tiaraju, índio Guarani que batalhou na Guerra Guaranítica;
Prédio da Prefeitura;
Santuário de Schoenstatt.
Monumento ao Gaiteiro Tio Bilia, ícone na música tradiocinalista Missioneira; localizado no Bairro Pippi zona Leste de Santo Ângelo.


Religião


        Santo Ângelo é um município de rica diversidade religiosa. Esse é um fato que coloca-o em destaque na promoção de grandes eventos envolvendo religiosos das mais diversas crenças.
           

       A maioria da população é católica, especialmente a apostólica romana, seguido das evangélicas (incluindo batistas, adventistas, luteranos, presbiterianos, metodistas, além de várias de origem pentecostal), espíritas, afro-brasileiras, testemunhas de Jeová, e mórmons. Existem minorias que seguem o islamismo e o budismo.
       

          Embora minoritárias e não proselitistas, expressões diversas como o xamanismo (mbyá guarani), o paganismo europeu, e o judaísmo, também fazem parte do histórico local.
         

         A diocese de Santo Ângelo, cuja sé é a Catedral Diocesa Anjo da Guarda e o atual bispo é Dom José Clemente Weber, congrega 39 paróquias, dentre as quais estão a Sagrada Família e a Santo Antônio. A União Municipal Espírita de Santo Ângelo integra mais de 20 casas espíritas da região.

Economia



           Santo Ângelo é referência no segmento de serviços públicos. Em destaque o Fórum, comarca de Santo Ângelo.
A base da economia do município está na exploração agropecuária. Os principais produtos cultivados são soja, milho e trigo.            

           Na pecuária, destacam-se as criações de bovinos e suínos.
 

        A cidade possui um comércio bem estruturado, conta com inúmeras opções no setor de prestação de serviços, bons locais para entretenimento e lazer, boa gastronomia e hotelaria. O turismo é importante atividade econômica no município.
O principal evento do município é a Fenamilho Internacional, que é uma feira de destaque estadual realizada a cada dois anos. Objetiva divulgar a produção agrícola, industrial e comercial do município, além de contar com atrações artístico-culturais e outros eventos paralelos. Além disso, existe a Mostra de Produtos Industrializados e o Festival Cidade das Tortas, que buscam evidenciar o potencial econômico e gastronômico do município.

Educação



        Edificações do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, reconhecido pela excelência no curso de Direito.
        Santo Ângelo é reconhecido como um polo educacional, principalmente por contar com três instituições de ensino superior: a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo, o Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA) e a Uníntese. Estudam aproximadamente 6.000 acadêmicos em Santo Ângelo.
          O município possui um movimento estudantil muito atuante. Várias entidades representativas deste segmento tem vida ativa no município, entre as quais citam-se a União dos Estudantes de Santo Ângelo (UESA), Diretório Central dos Estudantes da URI (DCE) e Central do Estudante.

Saúde



           Pronto Atendimento Dr. Ernesto Nascimento.
      

       O principal hospital de Santo Ângelo é o Hospital de Caridade de Santo Ângelo (HSA), com 170 leitos, que atende a demanda de 24 municípios da região.
 

         O município conta ainda com postos de saúde, entre os quais destaca-se o Pronto Atendimento Dr. Ernesto Nascimento, mais conhecido como "Postão da 22 de Março".
 

          Além disso, encontra-se em construção o Hospital Regional Unimed Missões, com 80 leitos.6

Segurança pública



          Parte da frota de viaturas do Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo, um dos mais bem equipados da região.
       

        A segurança está a cargo da Brigada Militar, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Estadual. O município conta ainda três unidades do Exército: o 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com), a 10ª Circunscrição de Serviço Militar (10ª CSM) e o Depósito de Subsistência de Santo Ângelo (DSSA).
     

        É sede das seguintes unidades da Brigada Militar: Comando Regional de Policiamento Ostensivo Missões (CRPO Missões), 7º Regimento de Polícia Montada (R P Mon) e 11º Comando Regional de Bombeiros. O município é também a sede da 6ª Coordenadoria Regional de Perícias do Instituto Geral de Perícias (IGP), que abrange 94 municípios da região, e da 3ª Delegacia Penitenciaria Regional (SUSEPE). A Polícia Civil conta com a 13ª Delegacia Regional de Polícia; Delegacia de Polícia, Delegacia de Proteção da Criança e Adolescente e Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
     

       A cidade conta com duas unidades prisionais: o Albergue Estadual de Santo Ângelo (para regime aberto e semiaberto); e o Presídio Regional de Santo Ângelo (para regime fechado). Além disso, possui uma unidade que atende os menores infratores, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE).

Esporte e lazer

 

         As praças santo-angelenses são locais calmos e propícios para o descanso. As principais são a Praça Pinheiro Machado e a Praça Ricardo Leônidas Ribas. Há ainda atrações como o Seminário Sagrada Família, localizado em local aprazível e ideal para reflexões, e a cascata do Comandaí, situada no distrito homônimo.
       O principal clube esportivo de Santo Ângelo é a Sociedade Esportiva e Recreativa Santo Ângelo. A casa do clube é o Estádio Raul Oliveira, com capacidade para 8 mil pessoas. No futsal, uma equipe disputa o campeonato estadual: ASAF - Associação Santo Ângelo de Futsal.
        O município possui vários ginásios de boa infra-estrutura para eventos. Dentre eles, destacam-se o Ginásio da URI e o Ginásio Municipal Professor Marcelo Mioso.
Além disso, Santo Ângelo conta com bons clubes de lazer. Dentre eles, citam-se: Clube Comercial, Clube Gaúcho e Clube 28 de Maio.
 

Transportes e comunicações

       

          Ônibus da Viação Tiaraju, a concessionária do transporte coletivo urbano.
     

       O transporte coletivo urbano é feito pela Viação Tiaraju. As principais linhas de ônibus são Aliança-Casarotto e Pippi-Rodoviária. Em 2008 foram adquiridos os dois primeiros ônibus coletivos com acesso para deficientes físicos. Atualmente, sete ônibus da empresa possuem esta funcionalidade.
       

        O Aeroporto de Santo Ângelo-Sepé Tiaraju, o principal da região, disponibiliza voos diários para Porto Alegre através da NHT Linhas Aéreas.
     

        O município pode ser acessado pelas rodovias RS-218 (Catuípe e Ijuí) e RS-344, que por sua vez interliga-se com a BR-285 (principal via de acesso à capital do estado), BR-392 (Porto Xavier, na fronteira com a Argentina) e RS-472 (Santa Rosa para o Médio e Alto Uruguai). Outra importante via de acesso, a Perimetral Norte, está sendo construída na zona norte da cidade. As principais vias urbanas são as seguintes: Avenida Brasil, Avenida Venâncio Aires, Avenida Getúlio Vargas, Rua Marechal Floriano, Rua Marquês do Herval e Rua Quinze de Novembro.
       

         A rede ferroviária é controlada pela empresa América Latina Logística, que realiza o transporte de cargas, basicamente agrícola.
 

        Os principais meios de comunicação do município são os seguintes: jornais A Tribuna Regional, Jornal das Missões e Jornal O Mensageiro; rádios Santo Ângelo AM, Sepé Tiaraju AM, RádioCom FM, Nova FM, Rádio Novos Horizontes e Universitária FM (rádio da URI). Conta ainda com uma sucursal da RBS TV Santa Rosa.

bottom of page